Pinhalzinho

28º

18º

Maravilha

27º

18º

São Miguel do Oeste

27º

18º

Chapecó

27º

17º

Felinos em destaque

Para os adoradores de felinos uma notícia especial: Nesta sexta-feira (17) comemora-se o dia Mundial do Gato! A data foi escolhida pela organização italiana de defesa dos animais com o princípio de promover a adoção consciente desses lindos bichinhos.


Estima-se que nos próximos anos a população de gatos em domicílios vai ultrapassar a de cães. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de gatos em domicílios brasileiros está estimada em 22,1 milhões, o que representa o equivalente a quase 1,9 gato por residência no país. Os bichanos ainda perdem para os cães -são 52 milhões deles no Brasil.


Para quem deseja ter esse animalzinho por perto é importante algumas dicas de saúde como saber que a castração pode ser benéfica e realizada a partir dos seis meses de idade, segundo a ONG União Zoófila. Geralmente as castrações ocorrem entre os 8/9 meses, mas há casos de animais precoces, que devem ser observados por um profissional veterinário.


Segundo a ONG as opções de castração são duas: a esterilização ou castração, que é definitiva e a pílula, que terá que ser tomada regularmente, sob conselho e orientação veterinária. No entanto, este método tem consequências para a saúde do animal, se defende que seja utilizado em circunstâncias excepcionais e pontuais.


CURIOSIDADE
Além do dia 17 de fevereiro, celebra-se: Dia de Abraçar Seu Gato, em 4 de junho; Dia Internacional do Gato, em 8 de agosto; Dia Nacional do Gato (nos EUA), em 29 de outubro; Dia Nacional do Gato Preto (nos EUA), em 17 de novembro e por aí segue.

 

Texto e fotos: Gisele Petry