Pinhalzinho

23º

15º

Maravilha

21º

16º

São Miguel do Oeste

21º

16º

Chapecó

22º

16º

Palestrantes confirmados para a FISL15

Fernanda Weiden - Brasil/EUA

trabalha com infraestrutura de grande escala, atualmente nos EUA, no time de Production Engineering do Facebook responsável for caching e segurança. Anteriormente, Fernanda trabalhou no Google na Suíça, e na IBM em São Paulo. Participante da comunidade Software Livre desde 2002, foi uma das organizadoras do FISL (Fórum Internacional Software Livre) por vários anos e entre 2009 e 2011 foi vice-presidente da Free Software Foundation Europe.

 

 

Jan Seidl - Brasil

CTO da TI Safe, é especialista em segurança em redes de automação industriais . Na trilha de Segurança, vai falar de aspectos técnicos na palestra NSA-Proof communications & DDOS Layer7.

 

 

Sascha Meinrath - EUA  

Pioneiro nas comunidades e cultura da internet, Sascha é vice-presidente da New America Foundation e diretor da Open Technology Institute. Lidera o projeto "Internet in a Suitcase", esforço para popularizar as tecnologias wireless em redes descentralizdas ad hoc (redes mesh). É desse assunto que ele vem falar no FISL15.

 

 

João Eriberto Mota Filho - BRA

João Eriberto Mota Filho é Oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro. Gerente de Rede e de Segurança em Rede do Gabinete do Comandante do Exército. Professor da Pós-graduação em Perícia Digital na Universidade Católica de Brasília (UCB). Autor dos livros Linux & Seus Servidores (2000), Pequenas Redes com Microsoft Windows (2001), Descobrindo o Linux (3ª edição em 2012) e Análise de tráfego em redes TCP/IP (2013). Mantenedor Debian. Membro do time de Forense do Debian.

 

 

Carlos Denner - BRA

Carlos Denner é professor adjunto do Departamento de Administração e do PPGA da Universidade de Brasília, trabalhando na interseção entre administração estratégica, teorias organizacionais, tecnologia da informação e computação. Ele combina os conceitos dessas áreas para pesquisar a dinâmica de desenvolvimento, uso estratégico e competitivo de dados abertos e software livre.

 

 

Bruno Ferreira Souza - BRA

Bruno Souza é Consultor da Summa Technologies e especialista em Cloud Computing na ToolsCloud. Conhecido como “JavaMan”, Bruno é evangelista Java e open source, e trabalha no fortalecimento de comunidades de desenvolvedores. Como diretor mundial de Open Source na Sun Microsystems, coordenou importantes comunidades como NetBeans e OpenSolaris. Fundou e foi presidente do SouJava, onde ajudou a criar a Comunidade Mundial de Grupos de Usuários Java. Palestrante de renome internacional, realizou centenas de apresentações em todo o mundo. Bruno é Diretor Honorário da Open Source Initiative (OSI), Presidente do Instituto Campus Party e Coordenador do Nuvem, o Núcleo de Pesquisas em Virtualização e Mobilidade do LSI/USP.

 

 

Aracele Torres - BRA

Historiadora da Ciência e da Tecnologia. Doutoranda e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente desenvolve trabalhos sobre tecnologia digital, cibernética e utopia. Produziu dissertação de mestrado sobre o Projeto GNU, cujo o título é "A tecnoutopia do software livre: uma história do projeto técnico e político do GNU". É membro da comunidade KDE e colaboradora desde 2010, atuando nas áreas de tradução de software e promoção.

 

 

Gustavo Ribeiro - BRA

Técnico formado em Informática com ênfase em Processamento de Dados pelo CEFET-RN, bacharel do curso de Ciências da Computação/UFRN. Fundador e um dos coordenadores do Projeto Software Livre - RN, grupo que se destina a difusão do software livre e tecnologia abertas no estado do RN. Trabalha com Linux desde 2003, desde então vem atuandona área de Administração de Sistemas/Redes. Atualmente é Professor Substituto do IFRN/Caicó, Arquiteto de Infraestrutura e CEO da Veezor, empresa de atuação nacional na prestação de serviços com Software Livre e Computação em Nuvem para redes corporativas e provedores de internet.

 

 

Alexandre Abdo - BRA

Commonista praticante, contribui para projetos de software, conhecimento e cultura livres desde o milênio passado. Como qualquer ativista nos dias de hoje, ajudou na construção de uma porção de coletivos, como a Rede pelo Conhecimento Livre (OKF-BR), o Garoa Hacker Clube, a Casa do Desenvolvimento Humano Contemporâneo, o Zumbae e a Wikimedia Brasil. Cientista por profissão, pesquisa as consequências da implantação de plataformas livres facilitando a colaboração na rede de atenção do Sistema Único de Saúde, em bairros das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, com apoio da FAPESP.

 

 

Beraldo Leal - BRA

Mestre em ciência da computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP. É analista de sistemas/redes em ambientes UNIX desde 1998 e desenvolvedor nas horas vagas. Atualmente faz parte do time de administradores de sistemas do Núcleo de Computação Científica do NCC/UNESP.

 

 

Alessandro Cabelo - BRA

Sócio-fundador da empresa NETi TECNOLOGIA fundada em Junho de 1996, empresa especializada em desenvolvimento de soluções com a tecnologia de Reconhecimento Facial, Consultor Biométrico, Experiência em Realidade Aumentada, Visão Computacional (opencv), Neuro-tecnologia e Programação multi-nuclear com GPU, atua na área de tecnologia desde 1986, leva o Linux a sério desde 1998, membro da comunidade Viva O Linux com mais de 100 artigos publicados, mantenedor da biblioteca open-source de vídeo captura, Embaixador e openSUSE Member. Cabelo trará ao FISL a palestra "Neurotecnologia: sua mente no controle na plataforma Linux"

 

 

Pedro Antonio Dourado de Rezende - BRA

Matemático e Professor no Departamento de Ciência da Computação da UnB, onde atualmente leciona. No vale do silício, trabalhou com controle dequalidade na Apple Computer e com as primeiras aplicações em hipertexto (hypercards), em 1988. Publicou no Brasil, no exterior e na web, mais de uma centena de artigos e ensaios sobre a revolução digital, software livre, criptografia, segurança na informática, evolução de programas maléficos, paradigmas computacionais e epistemologia da ciência. Coordenador do Programa de Extensão em Criptografia e Segurança Computacional da UnB. Conselheiro do Instituto Brasileiro de Política e Direito na Informática e ex-representante da sociedade civil no Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, ICP-BR, por designação do presidente da República (2003-2006).

 

 

Sergio Prado - BRA

Sergio Prado atua com desenvolvimento de software para sistemas embarcados há mais de 17 anos. É sócio-fundador da Embedded Lab­works, uma empresa especializada em serviços de consultoria e treinamento em Linux embarcado, sistemas de tempo real e plataforma Android.

 

 

Alberto J. Azevedo - BRA

Alberto J. Azevedo cursou Tecnologia em Informática no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná(CEFET-PR). Acumula mais de 14 anos de experiência em TI, tendo se especializado em Segurança de Redes Corporativas. Entusiasta da comunidade Hacker, é criador da Metodologia ESPH (Enterprise Security Planning – Hack), para implementação da segurança em redes corporativas e do Projeto Security Experts que reúne especialistas em segurança da informação em todo território nacional com o objetivo de prover livre acesso à informação sobre segurança. Atualmente atua como consultor de segurança para grandes empresas dos setores industrial e de serviços no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Estados Unidos.

 

 

 

Sérgio Campos - BRA

Sérgio Campos é programador e empreendedor, possui 9 anos de experiência com programação Web e gestão de equipes em TI. Entre outras experiencias em seu curriculo, já trabalhou para a IBM e para o Programa Interlegis do Senado Federal. É membro das comunidades Mozilla e Python Brasil e co-fundador da Associação Python Brasil. Atualmente trabalha em sua própria empresa, a Tracy Web Technologies. Em seu tempo livre adora pedalar, escalar e viajar.

 

 

VJ Pixel - BRA

Iniciou sua carreira como VJ em 2002 e, desde então, já realizou trabalhos em 4 continentes. Além de performances audiovisuais, desenvolve obras multimídia que questionam a relação das pessoas com tecnologias digitais, através da utilização de tecnologias livres e/ou pervasivas onde o público assume papel de autor. 

Atualmente é diretor do memeLab [0] – laboratório de mídias instáveis – e coordenador de tecnologia do laboratório de ((o))ecoLab [1] – laboratório de inovação em jornalismo ambiental.

 

 

Antonio Terceiro - BRA

Atualmente trabalha como Engenheiro de Software na Linaro. Desenvolvedor de software livre há mais de 10 anos, já contribuiu de alguma forma com mais projetos do que ele consegue se lembrar. É sócio fundador da Colivre, onde foi um dos principais desenvolvedores do Noosfero, uma plataforma livre para redes sociais criada no Brasil que está conquistando o mundo aos poucos. Desenvolvedor oficial do projeto Debian, onde atualmente mantém os interpretadores Ruby e gem2deb, ferramenta utilizada na construção de outros mais de 500 pacotes de bibliotecas e aplicações escritas em Ruby.

 

 

Felipe Sanches - BRA

Ativista e desenvolvedor de software livre e projetista de hardware livre. Co-fundador da Metamáquina, empresa brasileira de impressão 3d, é um entusiasta das tecnologias de fabricação digital. Participa do desenvolvimento de softwares livres nas áreas de design gráfico, CAD e modelagem/impressão 3D como Inkscape, OpenSCAD, Pronterface e GNU LibreDWG. É também co-fundador do Garoa Hacker Clube, primeiro hackerspace brasileiro, e do PoliGNU: Grupo de Estudos de Software Livre da Escola Politécnica da USP.

 

 

Camila Achutti - BRA

Fundadora do blog Mulheres na Computação e Diretora Nacional do Technovation Challenge Brasil. Formada em Ciência da Computação pelo IME-USP. Estagiou no Google em Mountain View e voltou maluca para mudar o mundo, tendo como aliada a tecnologia.

 

 

Jean Ferri - BRA

Bacharel em Informática (Análise de Sistemas) e Pós-Graduado em Software Livre (Segurança de Redes). Analista de Sistemas do Programa Interlegis (Senado Federal) desde julho de 2004, atuando no desenvolvimento dos sistemas para a comunidade do legislativo e entusiasta dessa comunidade. Participante de comunidades de software livre há mais de 15 anos.

 

 

Claudia Melo - BRA

Ph.D. em Ciência da Computação com foco em produtividade de times ágeis pelo IME-USP, com período de trabalho na Norwegian University of Science and Technology. Nos últimos 15 anos se divertiu em diversos projetos de desenvolvimento de software. É participante ativa da comunidade nacional e internacional, com diversas palestras no Brasil, Estados Unidos, Europa e Oriente Médio. Hoje é Diretora de Tecnologia da ThoughtWorks Brasil, onde também pela justiça social e econômica através da tecnologia.

 

 

Luis Felipe Coimbra Costa - BRA

Mestrando em Arte e Tecnologia na Universidade de Brasília -UNB, com projeto de pesquisa sobre a interação emocional, gamearte como interface expressiva de um ecossistema digital, membro do Grupo de Pesquisa no CNPq sobre o Uso Estratégico e Competitivo de Dados (Abertos) e Software (Livre). Diretor do departamento de sistemas da informação, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, responsável pelo projeto do software público brasileiro

 

 

Pedro Paranaguá - BRA

Professor da pós-graduação em Direito da FGV desde 2007. É Assessor Técnico da Bancada do PT na Câmara dos Deputados, em Brasília, para Internet, direitos autorais, cibercrimes, privacidade online, patentes e afins. É responsável, junto ao Relator, pelo Marco Civil da Internet. Coordenou o estudo de 350 páginas “A Reforma da Lei de Patentes: inovação em prol da competitividade nacional”, para a Câmara dos Deputados. Membro do Projeto Software Livre-Brasil. Autor dos livros "Direitos Autorais" e "Patentes e Criações Industriais". Mestre em Propriedade Intelectual, Internet e Policy. Doutorando em Propriedade Intelectual, Internet e Policy.

 

 

Nelson Pretto - BRA

Professor (e ativista) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo, Licenciado em Física e Mestre em Educação, ambos pela UFBA. Entre outros, foi coordenador de Estudos e Análises do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação, superintendente de Projetos Especiais da Fundação Nacional de Rádio e TV Educativa, assessor do reitor da UFBA período no qual coordenou a implantação da internet na UFBA e no Estado da Bahia, como coordenador do "Comitê Gestor da Rede Bahia". Coordenou, juntamente com Leonardo Lazarte (UnB), o grupo de trabalho sobre Educação no projeto brasileiro Sociedade da Informação (MCT).

 

 

Lucas Villa Real - BRA

Pesquisador na IBM Research Brasil. Mestre pela Escola Politécnica da USP e com participação no consórcio do sistema brasileiro de TV digital. Durante sua passagem pela IBM Almaden Research no Silicon Valley, Lucas desenvolveu e co-especificou o LTFS, um sistema de arquivos livre inovador para gerações modernas de fitas LTO. Esse trabalho lhe rendeu um Emmy Award em 2011 pela Academy of Television Arts & Sciences. Nessa edição do FISL, Lucas vai apresentar a nova edição do GoboLinux, distribuição alternativa que desenvolve há 12 anos com seus amigos.
 
 
 
 
Alexandre Oliva - BRA 
 
Evangelizador do Software Livre. Palestrante GNU. Conselheiro da FSF América Latina. Mantenedor do GNU Linux-libre e co-mantenedor de GNU libc, GNU binutils e GNU Compiler Collection. Engenheiro de ferramentas de desenvolvimento GNU na Red Hat Brasil.
 
 
 
Carlos Moratelli - BRA 
 
Carlos Roberto Moratelli recebeu o grau de mestre em Ciências da Computação, em 2007, pela UFRGS. Atualmente é doutorando no Grupo de Sistemas Embarcados (GSE) da PUCRS. Desde 2007 atua no mercado como desenvolvedor Linux para Sistemas Embarcados. Especializou-se na customização de distribuições Linux para plataformas embarcadas baseadas em ARM, MIPS e PowerPC. Tem ampla experiência em desenvolvimento de device drivers, porte de booloader e kernel para plataformas customizadas, protocolos de rede e utilitários.