Pinhalzinho

24º

16º

Maravilha

24º

16º

São Miguel do Oeste

24º

16º

Chapecó

23º

15º

O desenvolvimento tecnológico no Oeste de Santa Catarina

A Semana do Conhecimento, promovida pela Horus Faculdades de Pinhalzinho, trouxe como tema a palestra “O desenvolvimento tecnológico no Oeste de Santa Catarina”, ministrado por Cesar Bortolini, Presidente do DEATEC.

Nos dias atuais o setor de tecnologia não para de crescer, mesmo diante da crise financeira que paira no nosso país. As empresas com foco em tecnologia da informação são as que menos estão sentido o peso da crise. Neste ano de 2006, o setor de TI cresceu em torno de 3% no estado de Santa Catarina.  Já na região Oeste, Cesar Bortolini afirma que “De acordo com pesquisas realizadas pelas empresas associadas ao DEATEC, foi percebido que 100% delas estiveram crescendo cerca de 100% nos últimos dois anos. Com isto percebemos um saldo positivo em relação as empresas de TI, que vem crescendo de 10% a 30% mesmo em época de crise nos últimos dois anos”.

 

Geração de empregos

Segundo Bortolini as empresas associadas ao DEATEC, estão gerando cerca de 3 mil empregos diretos na nossa região, com uma media salarial de 4 mil reais.  “Na nossa região, o setor de agronegócio é o principal fomentador de empregos, este setor depende da nossa tecnologia para melhorar seus processos e diminuir custos internos” afirma.

Estima-se que no estado de Santa Catarina, esteja em aberto cerca de 600 vagas para profissionais da área de TI.