Pinhalzinho

23º

15º

Maravilha

21º

16º

São Miguel do Oeste

21º

16º

Chapecó

22º

16º

NASA divulga primeira imagem de Júpiter feita pela sonda Juno

A NASA divulgou nessa quinta-feira (13) a primeira imagem de Júpiter feita pela JunoCam, câmera a bordo da sonda espacial que  entrou na órbita do planeta no dia 5 de julho. 

A imagem também atesta que o equipamento está funcionando e que conseguiu, com sucesso, enviar dados à Terra. Os pesquisadores da missão temiam que a integridade da câmera e até mesmo da sonda fosse prejudicada ao entrar na órbita do gigante planeta. 

"Esta cena da JunoCam indica que ela sobreviveu sua primeira passagem pelo ambiente de radiação extrema sem nenhum dano e está pronta para fotografar Júpiter", disse Scott Bolton, principal pesquisador do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, em San Antonio (EUA).

Segundo a agência espacial, a imagem divulgada foi tirada no dia 10 de julho, quando a sonda estava a 4,3 milhões de quilômetros de Júpiter. Na imagem, é possível ver Júpiter e três das quatro luas do planeta.

"Não podemos esperar para ver as primeiras imagens dos polos de Júpiter", disse Bolton.

Lançada em agosto de 2011, a sonda Juo tem como missão coletar dados e materiais da atmosfera de Júpiter, análises essas que contribuirão para a compreensão do Sistema Solar e a vida como conhecemos na Terra. 

A missão é um marco na história da exploração espacial, além do nível de sua complexidade, é a primeira vez que Júpiter será visto abaixo da cobertura densa de suas nuvens. Nenhuma outra sonda chegou tão perto de sua superfície até então. Trata-se também da primeira missão que levou uma nave movida a energia solar comandada a partir da Terra.

A Juno está girando em volta do planeta a uma distância de 5 mil km. Ela dará 33 voltas ao redor do gigante planeta gasoso durante um ano.

 

Fonte:idgnow