Pinhalzinho

25º

19º

Maravilha

23º

18º

São Miguel do Oeste

23º

18º

Chapecó

25º

19º

Fiat Mobi chega por R$ 31.900

Fiat Mobi foi lançado oficialmente ontem a noite. Antes do anúncio, o Autoesporte já havia adiantado as principais informações do carro com base no site oficial do modelo, que estava no ar. A página indicava que a versão inicial Easy custaria R$ 31.900, acima dos R$ 30 mil esperados até então. O modelo será equipado exclusivamente com motor 1.0 flex da família Fire e câmbio manual de cinco velocidades. Ainda não há, porém, detalhes sobre potência e medidas exatas do carro.

 


A versão básica do Mobi será mais cara do que o cobrado atualmente pelo Palio Fire e, inclusive, do último preço cobrado pelo Uno Vivace. No entanto, será R$ 7 mil mais barato do que o Uno de entrada, valor considerável para esta faixa de valor. Os preços de toda a linha então ficam assim: Mobi Easy R$ 31.900 (como Autoesporte cravou inicialmente), Moby Easy On R$ 35.900, Moby Like R$37.900, Moby Like On R$ 42.300, Moby Way R$ 39.300 e Moby Way On R$ 43.800. As vendas do Mobi começam dia 16 de abril.

 Fiat Mobi em imagem de divulgação (Foto: Reprodução)

Confira os principais itens de série de cada versão:


Mobi Easy (R$ 31.900)
Itens de série: Banco traseiro bipartido, para-choques pintados na cor da carroceria, Lane Change (aviso de troca de faica com um toque na alavanca de seta), ESS (pisca alerta com acionamento automático em caso de frenagem brusca), rodas de 13 polegadas com calotas, retrovisores com comando interno e para-sol com espelho para o passageiro. Opcionais: ar quente, vidros dianteiros e travas elétricas, limpador e desembaçador do vidro traseiro e predisposição do rádio.

 


Mobi Easy On (R$ 35.900)
Itens de série: em relação à versão Easy, ganha ar-condicionado, direção hidráulica, volante com regulagem de altura e rodas de 14 polegadas. Esta versão não possui opcionais.

 


Mobi Like (R$37.900)
Itens de série: acrescenta vidros e travas elétricas, predisposição de rádio, computador de bordo, chave telecomando, console central longo com porta copos para os passageiros do banco traseiro, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, grade dianteira pintada em preto brilhante, comandos internos para abertura do bocal de combustível e do porta-malas, revestimento do porta-malas e Cargo Box. Opcionais: dois sistemas de som, rádio B7 e o Fiat Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.

 

 

Mobi Like On (R$ 42.300)
Itens de série: acrescenta rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos, alças de segurança, sensores de estacionamento, tecidos diferenciados em duas cores com costuras brancas, alarme e rádio B7 com comandos no volante. Não há opcionais.

 

 

Mobi Way (R$ 39.300)
Itens de série: adiciona suspensões mais elevadas, barras longitudinais de teto, para-choques exclusivos e molduras nas caixas das rodas de 14 polegadas. Opcionais: dois sistemas de som, rádio B7 e Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.

 

 

Mobi Way On (R$ 43.800)
Itens de série: acrescenta rodas de liga leve de 14 polegadas com desenho próprio, console de teto com porta-objetos e espelho adicional. Não há opcionais.

 

Motor e câmbio

O Mobi será equipado exclusivamente com motor 1.0 flex da família Fire e câmbio manual de cinco velocidades. O motor 1.4 flex e a opção de câmbio automatizado Dualogic ficarão, ao menos por enquanto, restritos ao Uno. Além disso, o motor 1.0 tricilíndrico que era esperado para o Mobi não ficou pronto a tempo do lançamento. Assim, chegará primeiro no facelift do Uno, ainda este ano. Possivelmente no ano que vem, quando o Mobi passar por sua primeira atualização, o compacto também ganhará o motor, que promete ser mais econômico.

Cores

Nossa equipe apurou em primeira mão a paleta de cores do modelo, que também apostará em cores ousadas. É o caso do Roxo Mirtilo (abaixo) e Verde Amalfi, que são perolizadas, assim como o Branco Alaska. Cinza Scandium, Prata Bari, Azul Netuno e Vermelho Oppulence serão as opções metálicas. Entre as sólidas há Preto Vulcano, Branco Banchisa e Vermelho Alpine. Ainda não há, porém, informações sobre qual será o valor extra cobrado por cada tom metálico e perolizado.

 

Fiat Live On

Uma das principais inovações do Mobi será o sistema multimídia alternativo ao rádio Connect. Batizada de Live On, a tecnologia transforma o celular de um dos passageiros em tela central, conforme mostra a imagem abaixo. Além disso, as funções passam a ser comandadas também pelo volante multifuncional, quando o carro for equipado com este item.

Fiat desenvolveu um aplicativo específico para esta função, que só estará disponível em junho, conforme também já havíamos antecipado. Pelo app será possível ouvir músicas, traçar rotas pelo GPS e até escutar estações de rádio. Há a função Eco Drive, que analisa a forma como o motorista está dirigindo para orientar como reduzir o consumo de combustível, e a Car Parking, que indica para o motorista onde o carro foi estacionado.

 

Cargo Box

Assim como seu principal rival, o Volkswagen up!Mobi terá um sistema que divide o porta-malas em três diferentes compartimentos, conforme você pode ver na imagem abaixo. Curiosamente, também é no porta-malas que está outro detalhe inspirado no up! europeu. É que a tampa do porta-malas do Mobi será de vidro preto. O compacto da Volkswagen é vendido assim em outros mercados, mas a tampa de vidro foi substituída na versão nacional do up!.

Além do Cargo Box, a Fiat oferecerá aos consumidores uma Eco Bag, bolsa para carregar compras, feita de material não poluente. Por fim, haverá um jogo de malas que cabem exatamente no compartimento de carga do carro.

 

Outros itens

Mobi também contará, especialmente em suas versões mais equipadas, com outros itens de série mais sofisticados. É o caso do sensor de estacionamento com alerta sonoro e dos retrovisores elétricos com repetidores de setas, sistema que inclina o retrovisor direito para baixo para facilitar manobras.

Haverá, ainda, faróis com máscara negra, grade dianteira em preto brilhante e câmera de ré com imagens apresentadas no retrovisor interno. Quem preferir uma central multimídia mais moderna do que o sistema de rádio Connect e o Live On poderá comprar a tela de 6,2 polegadas da Mopar, oferecida como opcional (abaixo).

Entre os itens de segurança, haverá alarme com chave canivete, sistema de frenagem de emergência, farol de neblina e sistema que mantém os faróis acesos por alguns segundos mesmo depois que as portas são trancadas.