Pinhalzinho

33º

24º

Maravilha

32º

26º

São Miguel do Oeste

32º

26º

Chapecó

32º

24º

Desenvolvimento de Games: Um mercado promissor

Quem nunca levou aquela bronca da mãe, por passar horas na frente do PC ou TV jogando aquele game. Aquela velha frase clichê “Sai daí menino que jogar videogame não dá futuro” já não é mais valida nos dias de hoje.

O mercado de jogos vem cada vez mais demandando de profissionais na área de desenvolvimento. Segundo informações da (Abragames), o setor de games cresceu uma média de 12% nos últimos cinco anos no Brasil. “O mercado de jogos está em pleno desenvolvimento nos dias atuais, mesmo diante da crise ele se mantem em crescimento” afirma Ricardo Hendges, especialista em jogos, programador na H2J e bacharel em Sistemas de Informação pela Horus Faculdades.

Os jogos digitais são considerados atividade da Economia Criativa, pois aliam a criatividade ao seu valor econômico, e ultrapassaram o viés do entretenimento. Hoje, os games são importantes ferramentas pedagógicas, utilizadas em escolas e em treinamentos empresariais.

 

Falta de profissionais especializados

O desenvolvimento de jogos no Brasil, está muito longe de ser comparado com os maiores produtores de games do mundo, como o Japão e os Estados Unidos. “O mercado de trabalho precisa de profissionais qualificados na área, mas o principal problema e a falta de cursos de profissionalizantes na nossa região” destaca Ricardo.

 

Palestra “Jogos de Realidade Aumentada com Unity 3D”

Ricardo Hendges, palestrou no dia 14 de setembro, na Semana do Conhecimento promovida pela Horus Faculdades. Na ocasião Ricardo falou sobre especificações da ferramenta Unit 3D e fez uma demonstração de como utilizar a mesma para o desenvolvimento de jogos 3D com realidade aumentada. A realidade aumentada tem estado em pauta na mídia nos últimos meses desde o lançamento do jogo Pokemon-Go.  

“A realidade aumentada não está presente somente em jogos. O principal intuito da realidade aumentada é misturar o mundo real com o virtual, mas ela também está sendo utilizadas em áreas da medicina. Um exemplo claro de utilização de realidade amentada na medicina é o uso de laser, sobre a pele facilitando a aplicação de soros ou para facilitar a aplicação e secagem de varizes. Este laser funciona da seguinte forma o equipamento emite raios infravermelhos que captam a temperatura corporal, as veias são mais quentes que os tecidos, ao redor e possuem fluxo continuo do sangue. Dessa maneira o computador irá receber as informações e as transforma em imagens” destaca.