Pinhalzinho

26º

17º

Maravilha

24º

15º

São Miguel do Oeste

24º

15º

Chapecó

27º

17º

Pinhalzinho venceu cidade mexicana no Dia Mundial do Desafio

O Dia do Desafio é um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos. Foi realizado na última quarta-feira, dia 25 de maio, em sua 22ª edição. Pinhalzinho enfrentou a cidade de Ocuituco no México na categoria de 10.000 a 20 mil habitantes, fazendo valer o lema: “Você se mexe e o mundo mexe junto”.

 

Os números de Pinhalzinho foram expressivos. No município a participação foi de 6.774 pessoas realizando atividades físicas diversas, como: alongamento, recreação, dança, ginástica laboral, caminhadas, academia, patinação, entre outras.

 

Conforme dados do SESC, entidade promotora do evento no Brasil, Pinhalzinho mobilizou 37,70% de sua população, contra 31,11% da cidade mexicana de Ocuituco, vencendo esse saudável desafio.

 

Toda atividade física e esportiva foi válida. Tivemos uma participação de milhares de crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos realizando alguma atividade física no município. Envolvimento da comunidade escolar foi total, assim como dos setores da administração pública. Comércios e empresas também participaram conforme suas possibilidades. Mostrando que todos estão atentos a atividade física como promotora da saúde.

 

O evento em Santa Catarina

Em Santa Catarina confirmou-se a participação de 206 cidades. Sob o comando de unidades do Sesc, prefeituras municipais e diversas parcerias locais mobilizaram 2,2 milhões de pessoas em todo o Estado, com uma programação diferenciada para atrair e incentivar a participação do público. A proposta foi parar por pelo menos 15 minutos para praticar alguma atividade física. Valeu caminhar, pedalar, correr, brincar e até subir escadas.

 

Sobre o Dia do Desafio

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo Sesc/SP e organizado pelos Departamentos Regionais do Sesc em todo o país, em parceria com Prefeituras Municipais e diversos agentes mobilizadores locais. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo Sesc/SP em 1995 (e em Santa Catarina em 1997 com envolvimento de 3 cidades).