Pinhalzinho

24º

14º

Maravilha

21º

11º

São Miguel do Oeste

21º

11º

Chapecó

23º

12º

Pinhalzinho será sede dos 59° Jogos Universitários Catarinenses

     A Federação Catarinense do Desporto Universitário - FCDU é a entidade que regula o esporte universitário em Santa Catarina sendo filiada a Confederação Brasileira do Desporto Universitário. Foi fundada em 11 de fevereiro de 1944. A FCDU é responsável pela organização e administração de qualquer evento esportivo entre as diversas entidades universitárias, bem como deve representar o estado de Santa Catarina no restante do território nacional. E será responsável pela organização dos 59 ° JUC’s (Jogos Universitários Catarinenses) que será realizado em Pinhalzinho de 22 a 26 de julho, em parceria com a Fundação Catarinense de Esportes – FESPORTE.                                           

      O Cerimonial de Abertura acontecerá no Centreventos de Pinhalzinho, hoje (Quarta feira 22/07), às 19h30minutos. Este ano os jogos tem como Universidade sede a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC que escolheu o Centro De Ensino Superior do Oeste – CEO localizado no município de Pinhalzinho para ser sede deste evento.  Os jogos fazem parte das comemorações dos 50 anos da UDESC, e conta com a parceria do município de Pinhalzinho, que irá sediar a maioria das modalidades recebendo aproximadamente mil atletas/acadêmicos. Somente as modalidades de natação que serão realizados em Blumenau, Atletismo em Florianópolis, Basquete, Basquete 3/3 em Chapecó e Handebol em Nova Erechim, as demais modalidades serão disputadas em Pinhalzinho, como Badminton e Judô no Ginásio do E. C. Internacional, Xadrez e Tênis de Mesa na Efacip, Futebol de Campo no Complexo Esportivo Artur Lenhartd (Campo Municipal), Voleibol no Ginásio Municipal Neuro Izidoro Bugnotto, Tênis de campo, Futevôlei, Vôlei de Praia na AABB e o Futsal que será disputado no Centreventos, todas estas modalidades nos naipes masculino e feminino. Vão estar em Pinhalzinho aproximadamente mil atletas/acadêmicos de 16 universidades do Estado de Santa Catarina. FURB, UNISOCIESC, UFSC, UNESC, UNIARP, UNIVALI, UNOCHAPECÓ, UNOESC, UNISUL, UNIVILLE, ESUCRI, UFFS, UNIFEBE, UNIASSELVI, UDESC e UNC.

     É Importante destacar que muitas das equipes não são referências apenas no estado, mas também em âmbito nacional representando o País em jogos mundiais universitários. Os Jogos Universitários Catarinense têm por finalidade fomentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina, promover a ampla mobilização da juventude universitária em torno do esporte, bem como, identificar talentos no cenário esportivo estadual, desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os estudantes universitários, estimular o congraçamento dos universitários, estimulando a prática do esporte, visando o desenvolvimento da personalidade integral do jovem. “A UDESC como Universidade sede sente-se muito feliz por trazer estes jogos para a região, na medida em que juntamente com o município de Pinhalzinho irão proporcionar a população de toda a região do oeste acompanhar disputas de caráter nacional”. Da mesma forma aproveitamos para agradecer a todos que estão empenhados na organização deste evento (Administração Municipal de Pinhalzinho através da Fundação Municipal de Esporte (FME), escolas do município e região, e a todos os locais de competição que estão sendo parceiras para a realização deste grande avento), destaca o Professor da UDESC Emerson Back que é uns dos organizadores da competição.  

      A Etapa Estadual dos jogos realizados em Pinhalzinho é considerada seletiva para a etapa nacional, a ser realizada no período de 14 a 25 de outubro de 2015, na cidade de Uberlândia – MG e que devem reunir quase 5.000 competidores.