Pinhalzinho

31º

19º

Maravilha

29º

19º

São Miguel do Oeste

29º

19º

Chapecó

30º

18º

Os pioneiros

Nomes foto:                                                                                                                                                     

Em pé: Eugênio Hansen (em memória), Aldo Schwertz (em memória), Bruno Eckert, Eraldo Driess, Elo Schwertz e João Batista Grando.                      

Agachados: Humberto Perin, Edinor Orth, Aloísio Kerckhoff (em memória), José Bruno Weber (em Memória) e Guilherme Edgar Werlang (em memória).

 

Os pioneiros

A foto histórica nos foi repassada pelo Senhor Osvaldo Kerckhoff que a tem em um quadro na sua residência. A foto é do Esporte Clube Esperança (primeiro time de futebol de Pinhalzinho fundado em março de 1955), foi tirada em 1959 no campo que ficava na praça central de Pinhalzinho. A então Vila Pinhalzinho não tinha fotógrafo, e o senhor Nei R. Guedes do Studio Foto Ideal de Xapecó (Isso mesmo, Chapecó era escrito com X) vinha ao vilarejo tirar fotografias em dias de jogos. Os nomes na foto estão escritos numa sequência diferente ao qual costumamos escrever. Escrevemos os nomes da esquerda pra direita, e começamos pelos atletas que estão em pé. Na foto escreveram primeiro os que estão agachados, e na sequência da direita para esquerda. Presentes na foto dois ex-prefeitos (Guilherme Edgar Werlang e José Bruno Weber) e o primeiro delegado (Eugênio Hansen) de Pinhalzinho.                                     

Conseguimos localizar dois dos atletas presentes à foto, que estão vivos, são eles, Elo Schwertz (residente na Linha Guabirova-Saudades) e Edinor Orth (residente no Bairro Nova Divinéia-Pinhalzinho), outros já faleceram, e os demais não os localizamos. Além dos pioneiros presentes na foto, sempre que se fala nos pioneiros do futebol, é bom citar outras pessoas que foram importantes para o inicio do futebol em Pinhalzinho: o Senhor Hugo Campos que cedeu o terreno para fazer o primeiro campo e a sede do Esporte Clube Esperança (atual Grêmio Recreativo Pinhalense), Alexandre Grando, Alfredo Matheus Deufel e Carlos Eugênio Eckert entre outros. Graças ao pioneirismo desses ilustres cidadãos o esporte Pinhalense é reconhecido hoje em todo o estado, e em algumas regiões do país. 

O destaque da matéria é a foto, que dispensa legenda!