Pinhalzinho

26º

17º

Maravilha

24º

15º

São Miguel do Oeste

24º

15º

Chapecó

27º

17º

Liga Catarinense de Futsal (A maior novidade do futsal catarinense em 2016)

A Liga Catarinense de Futsal, sem dúvida é a maior novidade do futsal catarinense em 2016, começou em conversas dos dirigentes dos clubes da primeira divisão, que não estavam satisfeitos com as decisões tomadas pela Federação Catarinense de Futsal. A ideia foi amadurecendo, reuniões foram acontecendo, as ideias começaram ser colocadas em prática. A primeira reunião aconteceu em Videira com a participação das cinco equipes fundadoras da Liga: ADV Videira, ADESP de Pinhalzinho, ADAF Saudades, ASME de São Miguel do Oeste e Piratuba Futsal. Em mais uma reunião realizada durante os Jogos Aberto realizados no final do ano passado em Joaçaba foi oficializada a Liga Catarinense de Futsal. A maior reclamação dos dirigentes era a falta de retorno para os clubes, que só pagavam taxas e mais taxas e não viam retorno algum. O campeonato estadual de primeira divisão, nem entregas de troféus por parte da Federação tinha. Em 2015 chegou-se ao cúmulo de as equipes da ADESP Futsal de Pinhalzinho e Mafra Futsal comprarem um troféu, e fazer uma premiação simbólica na final do returno.        A Liga é vista por dirigentes dos clubes como uma solução para o futsal catarinense que está em decadência há anos (segundo um dirigente, que pediu para não ser identificado). Outro assunto que gerava muita insatisfação nos clubes era o tratamento que recebiam da diretoria da Federação, na maioria das decisões de campeonatos da primeira divisão o presidente, não comparecia, mandava um representante. A escolha do radialista e blogueiro Jorge Roberto para presidente foi consenso entre os clubes fundadores da Liga, por ser uma pessoa sem vinculo com nem um clube, e ser uma pessoa que vive o futsal.                                                                                                           

      A Liga por ser uma entidade fundada pelos clubes que tem como meta, retornar para os clubes no final do ano, parte do lucro anual obtido pela entidade. A Liga no inicio das suas atividades conseguiu o patrocínio da Kagiva que repassou aos clubes duas caixas de bolas, e será a bola oficial das competições organizadas pela Liga. Com a criação da Liga a Federação já esta mudando seu comportamento com relações há anos anteriores, vai distribuir gratuitamente uma caixa de bola da marca pênalti para cada equipe da Divisão Especial. Permitiu que as equipes da Divisão Especial contratasse um gestor, que faz a o elo entre a Federação e os clubes. Os clubes passam os problemas para o gestor, que repassa a Federação. Se vai da certo o futuro dirá! Mas é nítida a mudança de comportamento da diretoria da Federação Catarinense de Futsal desde a criação da Liga.  A primeira competição organizada pela Liga foi a Copa Catarinense que chamou atenção pela organização, com um protocolo a ser seguido, até a execução do hino do estado de Santa Catarina antes dos jogos. A competição começou no dia 12 de março com a participação de nove equipes, e encerrou no último sábado (16/04) com a final entre a ADESP Futsal de Pinhalzinho e a ADAF Saudades. A final da Copa Catarinense conquistada pela ADESP foi um prêmio para a Liga que na sua primeira competição teve na final o maior clássico de futsal da região, com os ginásios de Pinhalzinho e Saudades recebendo um grande público. Hoje (quarta-feira 20) começa o campeonato estadual na categoria sub 16 e no próximo dia 21/04 começa a maior competição organizada pela Liga o Estadual na categoria principal, com a abertura a ser realizada na cidade de Alto Bela Vista, com as equipes de ABV Alto Bela Vista e Campos Novos protagonizando a abertura da competição que conta com a participação de 12 equipes. Os demais jogos da primeira rodada acontecem no sábado (23). Além do campeonato estadual adulto e sub 16, a pedido dos clubes foram inseridas as categorias Sub 14, Sub 12 e Sub 10. A expectativa dos clubes, dirigentes e torcedores, é que a Liga dê certo, até porque será benéfico a todos que gostam do futsal, e quer ver um jogo limpo por parte de quem comanda o futsal Catarinense.

Nomes na foto: Paulo Cesar França Pereira (Vice Secretário), Luciano Marques de Souza (Conselho Fiscal), Antonio Fernandes de Melo (Conselho Fiscal), Marcos Rodrigo Bertei (Conselho fiscal), Jeisson Alan Patrick, Jorge Roberto Soares Junior (Presidente), João Rafael Heinzen (Vice Tesoureiro), Nelson Ramos Rodrigues (Vice-Presidente) e Oldi Leandro Lang (Diretor de Árbitros).