Pinhalzinho

30º

17º

Maravilha

28º

17º

São Miguel do Oeste

28º

17º

Chapecó

29º

16º

Entenda as mudanças do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Pinhalzinho 2015

Com a palavra o Diretor da Fundação Municipal de Esporte de Pinhalzinho Neuro Aloisio Schmitz onde ele fala sobre a mudança do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Pinhalzinho, e diz que a idéia de mudança surgiu devido às dificuldades enfrentadas pela Fundação Municipal de Esporte (FME) em aumentar o número de equipes participantes, e fazer com que voltassem a participar da competição equipes tradicionais, que a alguns anos estão ausente do campeonato e para que surgissem novas equipes.  Nos últimos anos com o êxodo rural a Fundação Municipal de Esporte tem enfrentado dificuldades para que volte a participar do campeonato as equipes do interior do município. Desde o ano passado surgiram várias idéias, e nós da Fundação acolhemos essas idéias e entre várias a que teve uma melhor aceitação entre os dirigentes dos clubes foi está que será colocado em prática esse ano. “Se vai da certo só o tempo dirá, mas não custa tentar”, diz Neuro.                                   

      No último dia 08 de Junho em reunião preliminar foi colocado em pauta duas propostas, a primeira proposta seria pela continuidade valendo as regras dos últimos anos, com duas categorias (Aspirante e Principal), e a segunda proposta onde passaríamos a ter uma categoria na primeira fase e os clubes poderia optar com quantas equipes desejassem participar da competição. A partir da segunda fase teremos duas divisões, Série Ouro e Série Prata (O mesmo que primeira e segunda divisão), sendo que os dois primeiros da Série Prata sobem obrigatoriamente de divisão e os dois últimos da Série Ouro descerão para a Série Prata (tipo campeonato Brasileiro). Os clubes e atletas automaticamente estarão inscritos para o campeonato seguinte, cabendo aos clubes exercer o direito do passe do atleta para o campeonato do ano seguinte. A maioria dos clubes optou pela segunda proposta. Um dos itens que foi amplamente discutido é com relação aos atletas considerados de fora do município e a Fundação em conjunto com os clubes optou que na primeira fase somente pudessem ser inscritos 22 atletas do município de Pinhalzinho. E para a segunda fase somente na Série Ouro os clubes poderão inscrever dois atletas de fora do município. Essa idéia visa dar um maior equilíbrio a competição na primeira fase, onde todas as equipes estarão na mesma categoria, e serão distribuídas em chaves conforme sorteio. Ainda este ano teremos a disputa das duas categorias separadamente, com as melhores classificadas na primeira fase disputando a Serie Ouro e as demais disputando a Serie Prata.

      No último dia 30 de Junho a Fundação Municipal de Esporte reuniu os dirigentes dos clubes e fez a distribuição das fichas de inscrição. As fichas deverão ser devolvidas a Fundação até o dia 23 de Julho junto com um cheque calção no valor de R$ 1.000.00. O campeonato não tem taxa de inscrição e nem taxa de arbitragem. O Congresso técnico será realizado no dia 31 de Julho e no congresso será abordada a fórmula de disputa, conforme o número de equipes participantes. Mas, alguns itens já estão definidos pela Fundação Municipal de Esporte e constarão no regulamento do campeonato. O número de sete substituições por equipes durante o jogo, incluindo o goleiro. Outro item importante diz que em caso de W.O. ou ausência, o atleta que comparecer no local e horário do jogo, deverá assinar a súmula do jogo o que comprovará seu comparecimento, sendo que este estará livre de julgamento pela Comissão Disciplinar, sendo que os demais que não compareceram serão julgados. As equipes que participaram da competição o ano passado cobrou melhoras com relação a arbitragem e a premiação (troféus e medalhas). Neuro salienta que a arbitragem que atua nos campeonatos municipais de Pinhalzinho, tem vários árbitros do quadro da Federação Catarinense que atuam no Campeonato Estadual. Com relação a premiação, ele nos disse que tem uma parceria com a Rádio Centro Oeste, mas que vai conversar com a empresa e ver no que pode melhorar. Neuro faz um pedido aos dirigentes das equipes que vão participar do campeonato, para que as mesmas se apresentem para os jogos devidamente uniformizadas, com camisas iguais, meias iguais e calções iguais.                                                                                               

      A Fundação vive a expectativa de um bom número de equipes participando do campeonato, podendo chegar a 20 equipes. Vale ressaltar que as equipes participantes da competição serão premiadas pela Fundação com uma bola da marca Penalty. Quem fizer só uma equipe, só terá mando de campo se assim deseja.