Pinhalzinho

26º

17º

Maravilha

24º

15º

São Miguel do Oeste

24º

15º

Chapecó

27º

17º

Como iniciou o Tênis de Mesa, esporte que vive um grande momento!

     O tênis de mesa foi inventado no Reino Unido, mais precisamente na Inglaterra no século XIX. Imitando o jogo de tênis em um ambiente fechado, objetos do dia a dia eram usados como equipamento: uma fileira de livros poderia ser usada como rede, uma rolha de garrafa como bola e uma caixa de charutos como raquete. A popularidade do jogo fez com que as empresas de brinquedos iniciassem a venda de equipamentos comercialmente. As raquetes antigas eram feitas de madeira que gerava muito barulho, criando o nome ping pong. A partir daí o nome ping pong foi largamente usado até que uma empresa inglesa registrou a marca em 1901 e então os outros fabricantes passaram a usar o nome tênis de mesa. Uma inovação importante veio com James Gibb, um inglês apaixonado pelo jogo, que descobriu umas bolas de celuloide em uma viagem aos Estados Unidos em 1901 e achou que seriam ideais para o jogo. Logo em seguida, inventaram uma versão moderna da raquete, com uma borracha colada sobre a lâmina de madeira. A popularidade do tênis de mesa cresceu a partir de1900 quando torneios foram organizados, livros foram escritos e um Mundial não oficial ocorreu em 1902. Em 1921, foi criada uma Associação de Tênis de Mesa e, logo em seguida, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) em 1926. Em 1927 foi disputado o primeiro mundial em Londres. Em 1988, em Seul o esporte se tornou Olímpico. Já naquela época os jogadores começaram a aumentar a grossura da esponja da borracha tornando o jogo extremamente rápido. Uma partida de tênis de mesa é disputada em melhor de qualquer número de sets ímpares. Para vencer um set, o jogador ou dupla precisa somar 11 pontos ou, em caso de empate em 10 pontos, somar dois pontos de vantagem em relação ao seu adversário.

       Hoje o tênis de mesa é um dos esporte mais populares do mundo em termos de número de praticantes e jogadores da modalidade. O tênis de mesa é muito popular na China sendo o primeiro esporte em popularidade. O país possui cerca de 10 milhões de praticantes federados. Tal popularidade é fruto da massificação promovida pelo líder comunista Mao Tse-Tung devido à adaptação do esporte à espaços reduzidos, ideal para o país mais populoso do mundo. No Brasil, os iniciantes da prática do esporte eram turistas ingleses que, por volta de 1905, começaram a implantá-lo no país. No ano de 1912 foi disputado o primeiro campeonato por equipes na cidade de São Paulo. Até então, o tênis de mesa era praticado somente em casas particulares e em clubes. Hugo Hoyama foi o grande destaque do tênis de mesa brasileiro, ganhou várias medalhas em campeonatos mundiais, pan-americanos (recordista brasileiro) e Jogos Olímpicos.

Pinhalzinho tem um projeto interessante desenvolvido pela Fundação Municipal de Esporte e dirigido pelo professor Douglas da Silva. Na opinião do professor Douglas “O momento atual do Tênis de Mesa nacional é considerado o melhor que o Brasil já atingiu. Temos atletas na liga europeia e atualmente a melhor posição entre os latinos americanos no ranking mundial com Hugo Calderano. Este que nas Olimpíadas 2016 fez uma excelente participação, jogando em nível não visto antes em nenhum atleta brasileiro. Destaque também para atleta Bruna Takahashi, que em 2015 foi campeã mundial infantil, conquista inédita para o Brasil. Santa Catarina se apresenta como segunda força no cenário nacional, ficando atrás apenas de SP. Em Pinhalzinho temos como foco a formação de atletas até 16 anos e estamos atendendo aos objetivos, já que nos últimos anos tivemos atletas nas primeiras colocações estaduais e nacionais, sendo em 2015 duas atletas (Ana Paula Galina e Thais Albani Graciolli) foram contempladas com a bolsa atleta federal, o qual premia as melhores atletas do Brasil em suas respectivas categorias”. Opinou o professor Douglas.