Pinhalzinho

27º

15º

Maravilha

25º

14º

São Miguel do Oeste

25º

14º

Chapecó

27º

14º

Começam neste fim de semana os Jogos Escolares Sul-americano em Assunção Paraguai

Futsal feminino Pinhalense é Brasil nos Jogos Escolares Sul-americano:

Os campeões das Olimpíadas Escolares etapa 12 a 14 anos, realizada este ano em Fortaleza, Ceará, se preparam para representar o Brasil, nos Jogos Sul-americanos Escolares -2015. O evento, promovido pelo Conselho Sul-americano de Esporte (Consude), terá sua vigésima primeira edição realizada no período de 5 a 13 de dezembro, em Assunção, capital do Paraguai, com a participação de nove países.

A solenidade de abertura será às 19h, de 6 de dezembro, no Complexo Poliesportivo da Secretaria Nacional de Esportes. A infraestrutura está localizada no quilômetro 4,5 da avenida Eusébio Ayala, em Assunção.

A delegação brasileira será representada por 214 pessoas entre estudantes atletas, equipe técnica, técnicos, delegados, médicos fisioterapeutas e chefia de delegação. Além da representação do Brasil, que conta com o apoio da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e do anfitrião Paraguai, também participarão do Sul-americano Escolar as delegações de Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Suriname, Equador, Uruguai e Venezuela.

O evento esportivo contará com 10 modalidades em disputa: quatro coletivas e seis individuais. Vôlei, basquete, futsal e handebol são as modalidades coletivas disputadas no masculino e feminino. Judô, natação, tênis de mesa, xadrez, atletismo e atletismo para pessoas com deficiências (PCD) são as modalidades individuais, também realizadas nos dois naipes.

Atletismo – Este ano, 34 atletas brasileiros (17 rapazes e 17 moças) competirão em quatro grupos de prova. São eles: corridas; saltos em distância, altura e triplo; arremessos e lançamentos; e provas combinadas de hexatlo (masculino) e pentatlo (feminino).

Já o grupo especial da modalidade é composto por seis estudantes (três rapazes e três moças). O atletismo para pessoas com deficiências contara com duas categorias de provas: corridas e saltos em distância.

Premiação - O evento premiará os campeões. Serão distribuídas medalhas para o primeiro, segundo e terceiro lugares das modalidades individuais e das coletivas, além de troféu para o campeão por equipe.

Hospedagem e locais de provas – As nove delegações esportivas de países que participam no Sul-americano Escolar ficarão hospedas em uma rede hoteleira composta por 15 hotéis. A delegacao escolar do Brasil se hospeda no Gran Hotel Paraná, localizado na Caballero 421 com a rua 25 de Maio.

Os locais dos jogos ficaram distribuídos da seguinte forma: futsal masculino e feminino (Complexo Poliesportivo da Secretaria Nacional de Esportes); handebol masculino e feminino (estádio da Confederação de Handebol); vôlei masculino e feminino ( estádio da Federação de Voleibol); basquete masculino (estádio do Clube Liberdade); basquete feminino (estádio do clube Sol de América); judô (Centro Nacional de Judô); tênis de mesa (Federação de Tênis de Mesa); e atletismo (pista sintética da Secretaria Nacional de Esportes)

Ascom: Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE)

Futsal feminino:

O futsal feminino brasileiro será representado pela equipe de Pinhalzinho, Santa Catarina, comandada pelo professor Cleto Schuster. O Barcelona de Saias como é conhecida à equipe Pinhalense, encontra-se concentrada em Foz do Iguaçu, após ir a Florianópolis e passar por São Paulo. Cleto e as meninas seguem amanhã (sábado 05) à noite para Assunção onde serão disputados os jogos. Hoje (04) pela manhã falei com o professor Cleto, que nós informou, que vai realizar um treino hoje e outro amanhã antes de segui rumo ao Paraguai, o rapaz está entusiasmado e convicto que as meninas podem fazer uma grande competição, e quem sabe conquistar mais um título. O primeiro internacional. A equipe do professor Cleto tem como adversárias as equipes de Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Suriname, Equador, Uruguai e Venezuela. Jogam todas contra todas e as duas melhores decidem o título.