Pinhalzinho

32º

18º

Maravilha

31º

19º

São Miguel do Oeste

31º

19º

Chapecó

31º

18º

Semana de festas e comemorações!!!

   Nos próximos dias algumas datas comemorativas merecem nosso destaque e sobretudo nossa valorização. São elas: dia 24 de julho comemorado o dia da agricultura familiar, 25 de julho dia do colono e motorista e 28 de julho dia do agricultor.

   O dia 24 de julho é, oficialmente, o Dia da Agricultura Familiar em Santa Catariana e em alguns outros estados brasileiros. Em SC a lei 14.787/2009 incluiu a data no calendário estadual. Agricultura familiar é um modo de vida que compreende a importância da preservação ambiental, do respeito à toda forma de vida e espécie existente na terra, da valorização do trabalho familiar. Nessa data, não se comemora simplesmente o dia do agricultor familiar, mas dos responsáveis pela alimentação de toda a população brasileira que com sua simplicidade produzem mais de 70% dos produtos que compõe a refeição diária dos cidadãos, de um povo que luta incessantemente por melhores condições de produção e de vida no campo.

   Ser agricultor familiar não é apenas uma profissão. Significa ser ator político e social na busca pela implementação de um modelo de desenvolvimento sustentável, com a realização da reforma agrária, promoção do Estado social, igualdade entre gêneros, oportunidade de crescimento e investimento nas iniciativas de jovens e mulheres para permanência na terra. Além de uma homenagem, a data é uma valorização a esta categoria profissional, tão importante em nosso território nacional e que, cada vez mais, ocupa espaço de destaque, sendo reconhecida como fundamental para o desenvolvimento do nosso país.

   A definição do 25 de julho como Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros alemães para o Rio Grande do Sul. Colono era o trabalhador rural estrangeiro que veio para o Brasil logo após o fim da escravidão, no fim do século XIX, início do século XX, para substituir os escravos nas lavouras, em especial as de café.

   E a produção dessas classes precisa ser transportada de um lugar para outro. É quando entra em cena, na nossa economia, os motoristas que cruzam o Brasil de Norte a Sul, que ajudam a impulsionar o progresso, levando produtos, mercadorias e máquinas, levando a riqueza do trabalho da nossa gente, permitindo que o desenvolvimento aconteça.

   No dia 28 de julho é comemorado o dia do agricultor, data instituída a partir do centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960. Essa data foi instituída como oficial a partir da consideração que o trabalho do agricultor foi o responsável pelo crescimento econômico do país. Com isso, fez-se uma demonstração do respaldo que o agricultor possui, sendo merecedor de respeito e de manifestações de agradecimento pelos trabalhadores.

   Construindo com qualidade uma agricultura forte, alimentando o mundo através de uma semeadura de dedicação e cuidado com o solo e com a vida. Cultivando amor pelo que faz e orgulhando a todos pelo que produzem e transportam. Parabéns pela passagem dessas datas!!!