Pinhalzinho

32º

22º

Maravilha

28º

22º

São Miguel do Oeste

28º

22º

Chapecó

29º

19º

Qualidade da água nas propriedades

1 – Bezerras precisam de água de boa qualidade para obter um bom desempenho. Pesquisadores da Universidade de Kentucky mostraram que a ausência de água fresca para bezerras durante a fase de casinha resultou em uma diminuição no consumo de ração em 31% e diminuição no ganho de peso em 38% quando comparado a bezerras que tiveram água fresca à vontade. Sinais comuns de falta de água fresca e água de qualidade são: aumento de diarreias e problemas digestivos, diminuição da competência do sistema imune, diminuição do ganho de peso e eficiência alimentar e aumento de sobra de ração.

2 – O impacto da ausência de qualidade de água na propriedade é observado em diversas áreas, como por exemplo:

-aumento de problemas de saúdes nas vacas leiteiras;

-aumento de incidência de diarreia nas novilhas;

-diminuição do desempenho de primíparas;

3 – A porcentagem de sólidos dissolvíveis totais (TDS) tem um impacto significante no desempenho de vacas leiteiras. É importante testar a qualidade da água, e TDS deve ser um dos primeiros pontos a serem testados. Esta análise simples nos proporciona uma leitura de todo o material inorgânico dissolvido na água. Altas concentrações de TDS, como por exemplo, sulfato, cloro, ferro, manganês e nitrato, são reconhecidamente causas de menor desempenho em animais de produção.

4 – A água que o animal ingere representa de 60 a 80% da necessidade de água do animal, o alimento ingerido representa o restante.

5 – Baixa qualidade da água disponível para vacas em lactação resulta em depressão do sistema imune, diminuição da fertilidade e aumento de problemas digestivos.

6 – Vacas em lactação possuem um requerimento de volume de água para manter o volume sanguíneo, funções de tecido, atividade rumenal e fluxo de alimentos no trato gastrointestinal.

7 – Vacas em lactação gastam de 4 a 5 horas por dia comendo e somente 20 a 30 minutos por dia bebendo água. Temos a obrigação de tornar água de qualidade disponível para os animais a qualquer momento.

8 – Água corresponde a 87% do leite que uma vaca produz. Portanto o oferecimento de água limpa, segura e de boa qualidade é crítico para maximizar produção de leite. Muito importante a limpeza de bebedouros diariamente.

9 – Após o ar, água é o nutriente requerido em maior quantidade por uma vaca leiteira. Uma vaca consume 150 a 200 litros de água por dia.

Fonte: Rehagro, 2016.