Pinhalzinho

24º

16º

Maravilha

24º

16º

São Miguel do Oeste

24º

16º

Chapecó

23º

15º

As Teteiras de Borracha - Parte I

Mais propensas à deterioração e rachaduras, as peças de borracha quando não substituídas em tempo, podem secretamente contribuir para as elevadas contagens de Células Bacterinas Totais (CBT).

Quando as contagens de bactérias sobem, normalmente procuramos o culpado no sistema de limpeza, no sistema de resfriamento ou nas vacas. Mas, se todos estes elementos parecem estar em ordem, pode ser apenas que as teteiras ou outras peças de borracha sejam o motivo secreto para os níveis de CBT não estarem onde deveriam para uma ótima qualidade do leite.

Os elementos de borracha, principalmente as teteiras, desempenham um papel muito importante em todos os estabelecimentos leiteiros. Contudo, estes itens realmente precisam ser considerados produtos “consumíveis” com uma durabilidade específica e requerem substituição regular. As teteiras não são como as peças de reposição que são trocadas somente quando estragam. A borracha velha é o ambiente ideal para as bactérias se desenvolverem e se esconderem dos agentes limpadores e desinfetantes.

O que afeta os componentes de borracha em um Sistema de Ordenha?

 

- Gordura do Leite & do Corpo do Animal

A borracha absorve gordura do leite e do animal, e isto provoca a sua deterioração. A borracha natural absorve mais gordura do que as borrachas de silicone ou borrachas nitrilicas.

 

- Calor, Oxigênio, Ozônio, Flexão & Luz

Estes são os fatores principais causadores do envelhecimento da borracha. O calor amolece a borracha; o ozônio (presente na atmosfera) provoca rachaduras; a flexão de mais de 10% também provoca rachaduras; e a luz do sol pode provocar rachaduras até em borrachas que não são flexionadas. As rachaduras em qualquer componente de borracha abrigarão bactérias. O silicone apresenta maior tolerância para todos estes fatores enquanto que a borracha natural apresenta tolerância menor.

 

- Tensão, Cortes & Rasgos

Estas ações afetam as peças de borracha, principalmente nos lugares onde a borracha dobra ou entra em contato com superfícies angulares, assim como na entrada do conjunto de ordenha. O silicone apresenta relativamente pouca resistência a cortes/rasgos, e as formulações de borrachas nitrilicas são as mais resistentes.

Fonte: MilkPoint, 2015.